top of page

Você sabe o que são cuidados Paliativos?

Atualizado: 3 de abr. de 2023

E o que são os Cuidados Paliativos?

Trata-se da atenção e do cuidado ativos aos pacientes com doenças graves, progressivas e que ameacem a continuidade da vida.


Quais doenças são estas?

Doenças pulmonares crônicas, doenças graves do coração, doença dos rins, doenças neurológicas, doenças degenerativas, pacientes com câncer, entre outras.




Como ocorre este atendimento?

Há uma transição do cuidado com objetivo de cura para o cuidado com intenção paliativa: é um processo contínuo e sua dinâmica difere para cada paciente. O tratamento é muito melhor se trabalhamos junto a uma equipe: médico, enfermeiro, psicólogo, terapeuta ocupacional, assistente social, nutricionista, fisioterapeuta e fonoaudiologista, de acordo com a necessidade.


Qual o objetivo?

Promover a qualidade de vida do paciente e de seus familiares através da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce de situações possíveis de serem tratadas, da avaliação cuidadosa e minuciosa e do tratamento da dor e de outros sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais.


Onde ocorre este atendimento?

No consultório, em domicilio, em clinicas especializadas, nos hospitais, em “hospices” e em casas de apoio.

O que NÃO são cuidados paliativos: não aceleramos a morte, não fazemos somente a sedação, não pegamos apenas nas mãos do doente no momento da morte, não abandonamos a família, não fazemos nada.

SIM: trabalhamos arduamente para auxiliar nosso paciente e sua família em um momento tão complexo como este, controlamos os sintomas, prevenimos novas adversidades e cuidados do paciente de maneira integral e ativa.


Em caso de urgência e emergência podemos não chegarmos a tempo.


Lembre-se sempre de procurar por ajuda do serviço de EMERGÊNCIA 24 horas da sua cidade.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page